quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mergulho na Comunidade

Visita na Comunidade" Morro do Piolho", localizada na Av. Jornalista Roberto Marinho (águas espraiadas) Brooklin.
Meu acompanhante foi um aluno, Douglas de 14 anos.

Entramos na comunidade logo cedo, o pessoal ficou olhando para nós indignado. Nos deparamos com adultos, jovens e crianças. Para alguns tivemos que dar uma explicação outros olhavam e nada falavam.
Para se tirar uma foto onde possa constar a presença de alguém, isto é de jovens e homens é preciso permissão, consegui tirar de algumas mulheres e crianças.
O que mais me impressionou foi a quantidade de lixo deixado pelos moradores no meio da comunidade. Como se vê na foto havia uma lixeira a alguns metros tanto do lado de cima como de baixo, mais eles preferem amontoar no meio e tudo bem. Mães olhando as crianças brincarem no meio do lixo, esgoto, crianças que estavam descalças, sem roupas.
Para algumas pessoas que encontrávamos sempre dizia que estava fazendo um trabalho para o GOTAS e precisava fazer um Tour pela comunidade.
Perguntei se havia alguém que tivesse proposto alguma coisa para ajudá-los, disseram que alguns homens vieram até a comunidade numeraram as casas dizendo que iriam construir prédios no local que cada um receberia o seu apartamento, isto só ficou na conversa pois até hoje nada aconteceu.
O que mais agrada este morador é a união que todos tem lá, uns ajudam o outro e para ele isto é muito legal.
Quanto a Instituição, ele disse que não via a hora de conseguir uma vaga pois estava cansado de ficar no CJ brincando na quadra, que se ele fosse para o Gotas sabia que ele teria o que fazer e aprender. Já os moradores aguardam vagas para seus filhos pois sabe que estando lá estarão seguros do mundo da rua.
Foi muito interessante esta manhã, pois aprendi que entre alguns moradores a união entre eles é muito importante.


vielas de esgoto




Lixo acumulado nas laterais das casas



A descida do morro


Foto no meio da comunidade
Eu com a moradora tomondo café
Moradoras conversando
Seus filhos e vizinhos brincando

Lixo amontoado no meio da comunidade
Crianças brincando junto ao esgoto, uma estava nua
Uma avó lavando sua roupa o seu varal é na calçada
mais lixo na entrada de um beco
Deus esta presente
Crianças brincando
Um aluno que não quis mostrar o rosto
não se vê calçadas só lixo

A alegria de ser criança


estacionamento de luxo rsrsrs
mais uma varal
criança aguardando o moço que vende pão
o descaso
lixeiras próximas

esgoto

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Minha Trajetória até o Gotas de Flor com Amor


Meu nome é Claudia e tudo começou mais ou menos assim...

Bom minha trajetória começou há alguns anos atrás, qdo resolvi ser professora de educação infantil.
Mais ou menos há uns 15 anos venho trabalhando em escolas particulares, já trabalhei como eventual em escola do estado, faz trabalhos voluntários, nunca trabalhei em Ong e também nunca havia conhecido nenhuma pessoalmente só ouvia falar.
Resolvi fazer cursos na UmaPaz no qual conheci várias pessoas que trabalhavam em lugares diferentes no qual me chamou a atenção.
Em 2009 exatamente no mês de julho resolvi sair da escola onde trabalhava e sair em busca de um novo emprego, foi onde me indicaram várias Ongs, visitei algumas e achei interessante o trabalho feito, no qual não imaginava, mais nada ainda estava dando certo era mais conhecimento e apresentação.
Já no inicio de dezembro fui chamada para participar do quadro de funcionários noGotas de Flor, fiquei muito contente pois era o jeito que estava querendo trabalhar e a expectativa de começar foi muita, adorei o local até parecia que já havia estado lá, apesar de ser um grande desafio pois só havia lecionado para crianças de 2 a 4 anos.
No inicio foi uma grande adaptação para mim, pois nunca havia tido um contato tão próximo com crianças de comunidade e com idade de 8 a 10 anos, mais o tempo foi passando e hoje o que mais me impulsiona é a vontade de me ver ouvindo, sentindo os problemas enfrentados pelas famílias, vendo que tenho tudo e nada tenho.
É uma força muito grande, hoje posso dizer que temos condições sim de conseguir algo basta o querer, o saber e a vontade de ir em frente.
O dia a dia que venho acompanhando estes pequenos vão me dando mais força para que eu possa realizar o sonho ou pelo menos dar inicio a uma grande amizade, ser uma pequena seta indicando um caminho.
Está sendo um grande aprendizado, pois estou me enriquecendo a cada dia com novos fatos, idéias, comentários e histórias contadas por eles. São crianças que nos dão aula nos mostra a sua situação no qual nos colocamos em seus lugares e tentamos viver esta realidade como é difícil mais nada impossível de vencer e conseguir algo.
Aprendi também que não é tendo “dó” e nem chama-los de “coitadinhos”, todos são como nós, com grandes capacidades e vontade de conseguir algo, claro que tem aqueles que são exceção mais onde não há?
Estamos aí para enfrentar as barreiras, obstáculos, revoltas... Mais tudo com calma sabedoria, paciência e principalmente muito AMOR!

Seguidores

Quem somos nós

Minha foto
São Paulo, Zona Sul, Brazil
História: O Gotas de Flor com Amor foi criado em 1992 por voluntários especializados em Terapia Floral e atua no atendimento gratuito a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco, moradoras de favelas e cortiços nas regiões do Brooklin e Campo Belo, Zona Sul de SP. O trabalho é voltado para crianças e adolescentes de 06 a 21 anos. As principais atividades desenvolvidas para os menores de 13 anos, baseadas no conceito da Educação Interdimensional, são: aulas de música, teatro, dança, coral, educação sexual, esportes, oficinas lúdicas, cursos de idiomas (inglês e espanhol) e infomática, ética e cidadania, desenvolvimento da leitura, trabalhos na horta e brinquedoteca, sendo todas norteadas pelo compromisso com os valores humanos. O Gotas desenvolveu um modelo próprio de Oficinas Educativas e Profissionalizantes, preparando os jovens para inserção no mercado de trabalho. No projeto "Reciclando para a vida" os maiores de 14 anos participam de atividades com papel reciclado, serigrafia e pintura em seda; e o curso de Técnicas Administrativas para jovens a partir dos 16 anos para a atuação em empresas.